Santa Catarina tem saldo positivo de empregos em outubro

Santa Catarina tem saldo positivo de empregos em outubro

Santa Catarina contratou mais do que demitiu em outubro deste ano, informou nesta quinta-feira, o Ministério do Trabalho, com base nos dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foram 69.505 admissões e 68.238 desligamentos – um saldo de 1.267 vagas formais, o que torna Santa Catarina o quarto estado do país na geração de empregos formais, com taxa positiva de 0,06%.

“Se compararmos o saldo de outubro de 2015 com outubro deste ano, percebemos que houve uma recuperação e, por isso, estamos com saldo positivo mais uma vez”, destaca a secretária adjunta de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação e economista, Reginete Pancineri.

Os setores da economia que tiveram melhor desempenho em outubro foram o comércio e a agropecuária. Em outubro, o crescimento foi de 3,70% na agropecuária. “No setor, houve retomada e superação do nível de emprego formal em comparação com 2015 em razão da ampliação de negócios na região em pelo menos quatro vezes”, explica a economista. Já o comércio teve crescimento de 0,37% de acordo com o Caged. A retomada de vagas formais em outubro de 2016 pode ser explicada pelas festas de fim de ano e proximidade da temporada de verão.

O Ministério do Trabalho e Emprego deve controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT que ocorrem no país. A Lei 4.923/65 instituiu essa obrigação criando o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Brasil

Embora o estado catarinense apresente um crescimento, no Brasil o saldo ainda é negativo, apresentando queda em outubro de 74.748 empregos formais, chegando ao acumulado do ano de -751.816 postos de trabalho.

grfico1outubro2016

Confira os números do CAGED na fonte.

Portal Contábil